O Grupo

   Antes de nos unirmos como grupo, tivemos a oportunidade de vivenciar projetos com temáticas diferentes que nos abriu caminho para experienciar a linguagem teatral de maneiras distintas. Cada um dos integrantes ao longo de sua formação teve contato com o fazer teatral desde a linguagem mais realista, passando por pesquisas de outras linguagens como o teatro épico, teatro de bonecos, mimese corpórea e a contação de histórias.
   O Grupo El Contadores surge como uma tentativa de unir em um só projeto vontades que tínhamos em comum, já experimentadas nesses outros projetos, mas não ainda muito aprofundadas.
   Aprofundar questões como a narração e a contação de história que se estabelece de uma maneira mais livre, onde o narrar e o encenar se misturam. A construção desse trabalho é a tentativa de investigar esses dois campos, e através dessa investigação encontrar a linguagem com a qual queremos trabalhar. Queríamos também experimentar o contato com o público infantil e o fazer de uma encenação destinada a esse público.
   Partindo dessas vontades o grupo optou por ter como base textos folclóricos que trazem um universo cheio de possibilidades. A partir disso o espetáculo “El Contadores e as lendas brasileiras” figura como o primeiro passo para uma descoberta da nossa maneira, enquanto grupo, de fazer teatro. Por enquanto, essa pesquisa vem possibilitando ao grupo um contato maior com a improvisação dentro desse campo do narrar e do encenar, além do encontro com uma teatralidade dos elementos que constroem esse fazer teatral. Não se trata de algo fechado, mas sim de um trabalho que se renova a cada apresentação, e que por isso está em constante transformação.
   Com esse espetáculo percorremos escolas e espaços culturais das regiões de Mogi das Cruzes, Guararema, São Paulo e Grande São Paulo.